2022: Os vinhos do ano!

Seleção de Paul Tudgay

2022 Os vinhos do ano

2022: Os vinhos do ano!

2022: Os vinhos do ano! , por Paul Tudgay

 

1.  Vivalti Touriga Nacional, São Joaquim, Brasil

 

Vivalti Touriga Nacional
Vivalti Touriga Nacional

 

Procuro visitar nossos parceiros da vinícola Vivalti em São Joaquim todos os anos para conversar com o proprietário Vicente Donini e o enólogo Átila Zavarize, ver as novidades e como os vinhos estão evoluindo em barril e tanque.

Foi na primeira visita à região que provei o Touriga Nacional 2019 em barrica e Átila disse: “a altura que temos aqui é algo especial” e afirmou que embora usasse a Touriga para fazer um vinho de corte, este iria engarrafar separadamente. Um rótulo exclusivo de 100% Touriga Nacional. A intensidade do vinho, os tons púrpuros da cor e os aromas de mix de especiarias indicavam que esta casta seria uma das castas para observar o sucesso no vinhedo da Vivalti.

O Vivalti Touriga Nacional está agora no seu ritmo com fruta preta vibrante, fusão de especiarias exóticas, taninos pulvurulentos integrados, e um frescor linear que indica que este vinho vai envelhecer bem.

Não pense na Touriga Nacional do Douro. São Joaquim tem clima fresco e esse é um estilo único, com tensão no paladar, marca da região, e o enólogo Átila permite que o vinho expresse o terroir. O vinho é rico e maduro, sem notas verdes, por isso é o primeiro da minha lista de vinhos do ano.

Fique atento neste espaço para grandes novidades em breve sobre este mesmo rótulo.

 

Comprar Agora

 

2. Badia a Passignano Chianti Clássico Gran Selezione 2018, Marchesi Antinori, Toscana, Itália

 

Badia a Passignano Chianti Clássico Gran Selezione 2018
Badia a Passignano Chianti Clássico Gran Selezione 2018

 

Tudo que eu provei desta safra excepcional da Toscana tem sido de uma qualidade excelente. Os vinho são bem equilibrados e ricos em taninos e fruta. E o Badia a Passignano é o melhor de todos.

O Badia e Passignano é o único Chianti do Marchesi Antinori que é 100% Sangiovese e os vinhos são envelhecidos na Abadia histórica no coração de Chianti Clássico. O vinhedo é um dos mais antigos de Sangiovese na Toscana e a própria abadia possui uma longa e fascinante história, abrangendo mais que 1 mil anos. Embora o vinhedo seja propriedade da família Antinori, a abadia ainda é uma abadia em funcionamento e a família Antinori aluga um espaço no subsolo para envelhecer seus vinhos. O Badia a Passignano Chianti Clássico é o único vinho produzido na propriedade.

O 2018 foi selecionado para a prestigiada classificação ´Gran Selezione´, em que somente os melhores rótulos da safra são escolhidos por um painel de degustadores profissionais.

Ele é um Chianti estruturado e complexo e fez um belo trabalho em quebrar a noção pré-concebida que o chianti é um vinho tinto insípido. O sabor de cereja característica da Sangiovese é presente na forma de cereja morello, complementado pelos aromas de carvalho Húngaro tostado e levemente defumado. Taninos finos e rendados e a acidez firme faz este vinho um grande candidato para envelhecimento de longo prazo; potencial de 20 a 25 anos não é um exagero.

Comprar Agora

 

3. Prunotto Nizza Costamiole Riserva 2016 DOCG, Piemonte, Itália

Prunotto Nizza Costamiole Riserva 2016 DOCG
Prunotto Nizza Costamiole Riserva 2016 DOCG

Um outro vinho da coleção do Marchesi Antinori e mais um que quebra o paradigma da imagem de uma uva, desta vez a subestimada Barbera.

A uva Barbera sempre era subordinada a Nebbiolo na região de Piemonte na Itália, talvez com razão considerando o prestígio e história de Barolo e Barbaresco e a confiabilidade da uva na região. Apesar disso, a Barbera é uma uva que tem capacidade de surpreender e quando ela é tratada corretamente e, mais importante, plantada nos terroirs certos para Barbera, os vinhos desenvolveram um outro nível de profundidade e intensidade.

Este fato tem sido reconhecido finalmente pela criação da classificação DOCG mais nova na Itália, Nizza, que é 100% Barbera. Nizza é dentro da região de Asti, ao redor da vila Nizza Monferrato de onde vem seu nome. A DOCG classifica os melhores terroirs para Barbera que são situados normalmente em colinas íngremes de boa drenagem.

O Costamiole Nizza do Prunotto é um vinho Riserva que significa que o vinho foi envelhecido um mínimo de 12 meses em barrica e mais de 18 meses em garrafa antes do lançamento no mercado. O 2016 é encorpado e redondo na boca com sabores de ameixa seca, amora, violeta e especiarias da cozinha. O núcleo de cereja preta é complementado por discretas notas de avelã e café.

Sem dúvida, vale cada centavo!

Comprar Agora

 

4. Puklavec & Friends Riesling 2020, Jersuselem Ormoz, Eslovênia

Puklavec & Friends Riesling 2020
Puklavec & Friends Riesling 2020

O que é o apelo da Riesling? Esta uva alemã e francês parece tem seus fans dedicados e toda vez temos um Riesling em estoque na Rootstock Vinhos ele desaparece instantemente. Será é porque tem muito pouco disponível no Brasil? Particularmente com um preço bom?

A uva Riesling produz uma gama diversa de estilos de vinho deste o super-seco até o untuosamente doce. Acidez alta é uma característica (não um bug) e faz o vinho um bom candidato para guardar. Enquanto Rieslings jovens são refrescantes, cítrico e floral, Riesling envelhecido é gordo, meloso e pode pegar aromas de querosene. Na verdade, ele muda sua personalidade completamente.

O Puklavec & Friends Riesling 2020 chegou no Brazil pela primeira vez este ano e foi um enorme sucesso. Quase-seco no estilo alemão ao invés do seco alsaciano, o vivo, iluminante e preciso Riesling voou das prateleiras e agora estamos esperando o cargo novo (esperançosamente antes de Natal).

Fica a dica!

Comprar Agora

 

5. Domaine d´ Aussières Rouge Selection IGP Pays D´Oc 2020, Rothschild Lafite

Domaine D'Aussières Rouge IGP Pays D'OC 2020
Domaine D’Aussières Rouge IGP Pays D’OC 2020

Uma das regiões vinícolas mais antigas e mais bonitas na França, Domaine d´Aussiéres no Narbonne possui três áreas principais abrangendo 112 hectares de vinhedo: as colinas em volta do chateau, o lote mais velho foi plantado em 1886 e é chamado ´La Gravière.´ Domain d´Aussières foi adquirido pelo Domaines de Barons de Rothschild (Lafite) em 1999 e tem variedades de uva mais tradicional no Languedoc tal como Syrah, Mouvedre, Grenace e Carignan assim com Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

O Rouge Selection do Domaine é um blend de 30% Syrah, 25% Marselan, 15% Merlot, 15% Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc.

O vinho possui uma cor de rubi profundo com reflexos de purpura. O nariz expressa frutas vermelhas com notas sutis de alcaçuz e especiarias. Ele é linear no paladar, redondo, elegante equilibrado com sabores de ameixa seca, amora, cravo e baunilha.

O custo-benefício deste vinho é excelente!

Comprar Agora

.
Veja também nossa seleção de vinhos para o verão 2022!

 

Compartilhar este post

Comentários (120)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Anderson.

Como posso te ajudar?