fbpx

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

Vinhos para harmonizar com seus pratos favoritos de natal e ano novo.

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

“Os jantares festivos de muitas pessoas podem parecer um pouco diferentes este ano, devido ao impacto econômico e social da Covid-19, mas aqui está nosso conselho dos sommeliers da Rootstock vinhos para harmonizar com seus pratos favoritos de natal e ano novo.”

 

1. Frutos do mar

Prato com Salmão
Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida – Frutos do Mar

Para quem vai passar o fim de ano nas praias, os frutos do mar são uma opção menos tradicional, porém deliciosa e exatamente o que eu a minha família vamos ter na mesa no dia 24.

 

  • Ostras, mariscos e vieras: Don Guerino Lumen Brut, Rio Grande do Sul, Brasil. Um espumante persistente e rico, produzido com o método charmat longo, dando suficiente complexidade, mas ainda com elegância para combinar com crustáceos.

     

  • Camarão, peixe: Camille de Labrie Chardonnay 2018, Bordeaux, França. Um chardonnay com tudo – fruta de caroço, nozes, brioche, cremosidade. Excelente com peixes mais ricos como pescada ou salmão e camarão.

 

Veja nossa seleção completa de vinhos para Natal e Ano Novo!


2. Tender, Chester ou Peru

É sempre estranho, mas legal para mim, ver países tropicais como o Brasil e a Austrália celebrando Natal durante o verão, mais ainda com as imagens e decorações de inverno, que vêm das tradições européias. Para vocês que gostam de seguir as tradições, o Peru (ou as alternativas como Chester ou Tender) vai estar na sua mesa esse natal! Para esse tipo de carne, adoro tomar vinhos tintos mais elegantes e com poucos taninos, como Pinot Noir, Gamay ou Pinotage.

  • Casa Viva Pinot Noir 2019, Casablanca, Chile. Um Pinot Noir sem barrica, frutas vermelhas e taninos suaves.

     

  • Maturana Negra 2019 , Colchagua, Chile. Produzido com a uva San Francisco, uma alternativa de Pinot Noir. Poucos taninos, paladar liso e suave, aromas florais.
    .

3. Carne de Porco

Carne de Porco Assada
Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida – Carne de Porco

Uma opção, agora para o dia 31, para dar as boas vindas ao novo ano. Se você for servir porco assado com arroz ou churrasco, um vinho branco com acidez mais alta vai cortar a gordura da carne e refrescar seu paladar para a próxima mordida. Riesling é o clássico aqui.

 

  • Don Guerino Sinais Riesling, vinho Branco Don Guerino Sinais Riesling. Alta intensidade aromática, com notas de frutas cítricas, pêssego branco, melão e flores brancas.
    .

Veja nossa seleção completa de vinhos para Natal e Ano Novo!

 

4. Panetone

Quem não gosta de um panetone bem feito? Com chocolate, tradicional com frutas  ou mesmo um pandoro. Para harmonizar precisa de um vinho rico e doce como um Espumante Don Guerino Moscatel. Vale a dica para a tradicional rabanada natalina.

5. Queijos

Queijo é tão diverso em estilos que é difícil falar sobre todos aqui. Mas uma harmonização certa que deve experimentar é Gouda ou Parmesão combinando a gordura e o sal do queijo com a acidez e o frescor da Cava.

  • Cava Secret Brut Nature. Uma mistura de 75% de Chardonnay e 25% de Macabeo, com 16 meses de amadurecimento em garrafa, é um Cava clássico. Com aromas de flores brancas e amêndoas, o Secret é amplo e rico, mas limpo, definido por sua nítida acidez
     

Veja nossa seleção completa de vinhos para Natal e Ano Novo!

6. Vinhos Especiais

Vinhos especiais para o Natal
Vinhos especiais para o Natal

De qualquer forma, 2021 é um ano para “mimar-se”. Nestas festas o essencial é celebrar a vida! A Rootstock Vinhos, em parceria com a importadora do Philippe de Nicolay Rothschild, tem uma coleção de vinhos raros e envelhecidos para aproveitar esse natal e o réveillon.
.
Veja também nossa seleção completa de vinhos para Natal e Ano Novo!

 

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Anderson.

Como posso te ajudar?