fbpx

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida

 

Os jantares festivos de muitas pessoas podem parecer um pouco diferentes este ano, devido ao impacto econômico e social da Covid-19, mas aqui está nosso conselho dos sommeliers da Rootstock vinhos para harmonizar vinhos com seus pratos favoritos de natal e ano novo.

1. Frutos do mar

Prato com Salmão
Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida – Frutos do Mar

Para quem vai passar o fim de ano nas praias, os frutos do mar são uma opção menos tradicional, porém deliciosa e exatamente o que eu a minha família vamos ter na mesa no dia 24.

  • Ostras, mariscos e vieras: Don Guerino Lumen Brut, Rio Grande do Sul, Brasil. Um espumante persistente e rico, produzido com o método charmat longo, dando suficiente complexidade, mas ainda com elegância para combinar com crustáceos.
  • Camarão, peixe: Camille de Labrie Chardonnay 2018, Bordeaux, França. Um chardonnay com tudo – fruta de caroço, nozes, brioche, cremosidade. Excelente com peixes mais ricos como pescada ou salmão e camarão.

 

2. Tender, Chester ou Peru

É sempre estranho, mas legal para mim, ver países tropicais como o Brasil e a Austrália celebrando Natal durante o verão, mais ainda com as imagens e decorações de inverno, que vêm das tradições européias. Para vocês que gostam de seguir as tradições, o Peru (ou as alternativas como Chester ou Tender) vai estar na sua mesa esse natal! Para esse tipo de carne, adoro tomar vinhos tintos mais elegantes e com poucos taninos, como Pinot Noir, Gamay ou Pinotage.

  • Casa Viva Pinot Noir 2018, Casablanca, Chile. Um Pinot Noir sem barrica, frutas vermelhas e taninos suaves.
  • Maturana Negra 2018 , Colchagua, Chile. Produzido com a uva San Francisco, uma alternativa de Pinot Noir. Poucos taninos, paladar liso e suave, aromas florais.
  • Domaines Aegerter Mercurey 2013, Borgonha, França. Esse produtor cria Pinot Noirs premiums e estruturados que precisam tempo em garrafa. Esse 2013 está ótimo agora!

 

3. Carne de Porco

Carne de Porco Assada
Como ter um Natal harmonioso de vinho e comida – Carne de Porco

Uma opção, agora para o dia 31, para dar as boas vindas ao novo ano. Se você for servir porco assado com arroz ou churrasco, um vinho branco com acidez mais alta vai cortar a gordura da carne e refrescar seu paladar para a próxima mordida. Riesling é o clássico aqui.

  • Casa Marin Riesling 2018, Lo Abarca, Chile. Um vinho branco com um toque de doçura para equilibrar a acidez que vem dessa região fresca da costa do Chile central.

4. Panetone

Quem não gosta de um panetone bem feito? Com chocolate, tradicional com frutas  ou mesmo um pandoro. Para harmonizar precisa de um vinho rico e doce como um Moscatel de Setúbal do Portugal. Vale a dica para a tradicional rabanada natalina.

5. Queijos

Queijo é tão diverso em estilos que é difícil falar sobre todos aqui. Mas uma harmonização certa que deve experimentar é gorgonzola (ou um tipo dele – Roquefort, Stilton, Danish Blue) com um vinho de sobremesa produzido com botrytis – o fungo que ataca a uva no final da colheita e ajuda a concentrar o açúcar e a intensidade do vinho.

  • Carmes de Rieussec 2013, Château Rieussec Sauternes, Sauternes, Bordeaux, França (375ml). Um vinho de sobremesa excepcional de uma grande safra, que pode ser apreciado agora ou conservado em cave por muitos anos. Este vinho é muito sedutor e combina muito bem com queijos azuis. Compre com um de nossos sommeliers.

     

6. Vinhos Especiais

Vinhos especiais para o Natal
Vinhos especiais para o Natal

De qualquer forma, 2020 é um ano para “mimar-se”. Nestas festas o essencial é celebrar a vida! A Rootstock Vinhos, em parceria com a importadora do Philippe de Nicolay Rothschild, tem uma coleção de vinhos raros e envelhecidos para aproveitar esse natal e o réveillon.

Acesse nossa loja e garanta seu vinho!

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Marco.

Como posso te ajudar?