Qual o mistério dos vinhos naturais?
O mistério por trás dos vinhos naturais
Um dos tópicos quentes do mundo do vinho é o conceito de ‘Vinho Natural’.
Viaje para Paris ou Londres e você encontrará muitos bares especializados em vinhos naturais. É um movimento hipster, e está começando a pegar em outros lugares. São Paulo tem vários bares de vinhos naturais atualmente.
O que é um vinho natural?
Não existe uma definição legal ou oficial e esta é uma das razões pelas quais é tão controversa.
Movimento contracultural
É mais um movimento contracultural. Cada vez mais, a escala de produção, distribuição e venda de vinho tem crescido. Muitas das grandes marcas que se tornaram conhecidas no varejo de vinho moderno são feitas em vinícolas-fábricas em grandes quantidades – e quase uma receita, em termos de perfil de sabor. Seu sabor é cuidadosamente moldado pelo grupo-foco para combinar com o paladar-médio; e os vinhos têm pouca conexão com o “lugar” – os locais específicos de vinhedos em que as uvas foram cultivadas.
Vinhos Naturais Maturana
E os vinhos comerciais, não são naturais?
No entanto, para ser justo com o vinho comercial, ainda é bastante natural. Embora muitos auxiliares de processamento sejam usados em sua produção, eles não são aromatizados. Por exemplo, você não pode adicionar sabores de frutas ao vinho e ainda chamá-lo de vinho (seria uma bebida à base de vinho; eles existem e podem ser bastante desagradáveis). Os enólogos podem manipular o vinho, tecnologicamente e quimicamente, mas apenas até certo ponto. E o vinho comercial nunca foi melhor, em grande parte devido ao aumento da compreensão da ciência do vinho e da aplicação da tecnologia. Um vinho de qualidade é aquele que serve para o propósito, e muitas pessoas querem apenas algo barato e saboroso para beber. Isso é o que as grandes marcas, em geral, entregam, elas têm confiabilidade.
Uma reação dos vinhos manipulados demais
Para alguns amantes do vinho, no entanto, o vinho comercial é bastante deprimente. O que é mais insidioso é que até os vinhos mais caros começaram a parecer manipulados e padronizados, moldados mais pela mão do enólogo do que pela vinha expressando-se através do vinho.
Sem definição oficial
Foi isso que levou ao surgimento do movimento do vinho natural. É um alinhamento frouxo de produtores com ideias semelhantes, em grande parte da França e da Itália, mas cada vez mais vem aumentando o interesse em várias partes do mundo, incluindo vários produtores no Brasil. Não existe uma definição de vinho natural precisamente porque se trata de uma aliança informal de pessoas determinadas a acrescentar o mínimo possível aos seus vinhos, porque acreditam que os vinhos não manipulados têm um sabor mais interessante e refletem melhor as origens das suas vinhas.
Vinhos Naturais Maturana
Então, o que diferencia os vinhos naturais?
O foco tem sido em grande parte no que acontece na vinícola, porque é quase certo que qualquer pessoa que queira fazer vinho de forma mais natural já se preocupe com seus solos. Quer as vinhas sejam geridas de forma orgânica, biodinâmica ou sustentável, a ênfase está na criação de um agro-ecossistema saudável no vinhedo, onde a microfauna do solo e a flora sejam respeitadas e o uso de produtos químicos seja minimizada.
SO2 é um assunto sério para os apreciadores do vinho natural. De todos os aditivos para o vinho, este é o mais utilizado e o mais difícil de dispensar. É quase universalmente adicionado ao vinho por duas razões. Primeiro, ele age como um microbicida, matando bactérias ou leveduras nocivas que podem estragar o vinho. Em segundo lugar, previne a oxidação do vinho, limpando as espécies prejudiciais reativas ao oxigênio criadas pela interação do vinho com o oxigênio.
Para que os viticultores naturais evitem o uso de SO2, eles precisam ser habilidosos e vigilantes, caso contrário, seu vinho corre o risco de deterioração ou oxidação. É por isso que eles precisam começar com uvas limpas. A maioria dos vinhos naturais são feitos sem SO2 durante o processo de vinificação, mas um pouco é adicionado no engarrafamento para proteger o vinho. Alguns são feitos sem nenhum acréscimo. A fermentação por leveduras produz apenas um pouco de SO2, portanto, nenhum vinho natural está totalmente livre dele.
Por que eles são tão controversos?
Segundo Paul Tudgay: “Em parte, é por causa da abordagem contraditória adotada por muitos dos caras por trás do vinho natural, que se opõem aos vinhos feitos convencionalmente. Isso é um erro, porque há muitos e muitos bons vinhos feitos convencionalmente, e grande parte destes bons são feitos com muito pouca manipulação. E muitos deles poderiam até ser rotulados como “naturais”.
Vinhos Naturais Maturana
Quer conhecer os vinhos naturais da Maturana Winery?
Preparamos uma seleção especial com os vinhos naturais da Maturana, clique aqui e compre agora!
.
Veja também nossa seleção de vinhos para o verão 2022!
.