Pinot Noir Chileno da Casa Viva Wines
Rica e complexa, a uva Pinot Noir continua elegante e sedutora mesmo fora da Borgonha.
Vitivinicultores chilenos têm desenvolvido um bom trabalho com a casta. Basicamente, o que têm feito é cultivar a cepa em regiões cujo terroir seja mais adequado ao seu bom desenvolvimento, além de aplicar técnicas de manejo e vinificação utilizadas na Borgonha, tudo isso para capturar sua essência da melhor forma, produzindo vinhos de excelente qualidade, com boa relação custo- benefício. De sabores mais suaves, os Pinot Noirs chilenos são maduros e sedutores.
A vinícola Casa Viva fica no coração do Vale Casablanca e vizinha de um paraíso histórico natural à cidade de Valparaíso uma das cidades portuárias mais lindas do mundo, desfrutando dessas características seus rótulos trazem um pouco dessa arquitetura para apreciar. A equipe de enólogos Meinard Bloem e Alberto Guolo trazem uma vasta experiência para a vinícola.
Meinard Bloem: Holandês que estudou na Universidade Católica do Chile Enologia primeiramente com Mestrado em Viticultura e Enologia em Montpellier, trabalhou vários anos em pequenas vinícolas ate assumir a Casas del Bosque.
Alberto Guolo: Italiano sua infância o proporcionou um contato mais intimo com o vinho desde pequeno com sua família na região do Veneto. Estudou gestão e marketing com foco no mundo do vinho, mas com o passar do tempo cedeu ao grande amor pela produção do vinho fazendo curso de enologia na universidade de Padova.
A grande inovação do projeto Casa Viva se deu inicio em 1993 sendo um projeto de uma das mais renomadas e elegantes vinícolas do chile a Casas del Bosque.
Terroir
Seus solos pobres e rasos consistem em uma mistura de solo vulcânico e argila vermelha, enquanto a água para as plantas vem dos aquíferos.
O clima desta região traz um equilíbrio fantástico manhas de neblina que não falham e clima frio se unindo com a brisa fresca marítima fazem um conjunto perfeito para maturação dos vinhedos.
Vinhedos e Uvas
Seus vinhedos estão localizados no Vale Casablanca alinhados quase que perfeitamente quando olhados de cima formam uma orquestra de beleza e cuidado.
Seu grande potencial de maturação traz vinhos com taninos e acidez equilibrados tanto como Pinot Noirs potentes pela pouca produção por hectares. Se você se interessa por vinhos chilenos, o Paul Tudgay escreveu no blog sobre os vinhos chilenos Las Veletas.
3 Vinhos Pinot Noir da Casa Viva Wines
1.Casa Viva Pinot Noir 2019
“No nariz predominam aromas elegantes e maduros de morango, figos secos e chá preto. Corpo médio, com um paladar suave e sedoso. Notas de morango, figo seco e tabaco. Taninos macios e acidez suficiente para manter o vinho vivo“. Compre agora
2. Casa Viva Reserva Pinot Noir 2018
“Frutas vermelhas frescas, notas de pimenta preta, taninos macios e com paladar fresco e persistente. Um vinho extremamente versátil para harmonizar com vários pratos, incluindo lasanha 4 queijos, frango assado e pratos vegetarianos“. Compre agora
3. Casa Viva Gran Reserva Pinot Noir 2018
“Nariz explosivo com toques de frutas negras, framboesas, rosas e ervas finas, o paladar é denso com framboesas pretas silvestres no centro. Textura opulenta mas refinada, um Pinot Noir poderosos e intenso da região Casa Blanca, uma das melhores terrois no novo mundo para produzir Pinot Noir de alta qualidade”. Compre agora
Se você se interessa por vinhos chilenos, o Paul Tudgay escreveu no blog sobre os vinhos chilenos da vinícola Las Veletas.