fbpx

5 Vinhos Argentinos que Vale a Pena Conhecer


Listamos 5 Vinhos Argentinos que Vale a Pena Conhecer, os vinhos Aminga da região de La Rioja na Argentina fazem parte do portfólio da Bodega San Huberto da família Spadone. A Bodega produz vinhos de excelente qualidade usando somente uvas de seus próprios vinhedos. A linha Aminga oferece aos consumidores exemplares de excelente qualidade showcasing o melhor de La Rioja, região fantástica aos pés da Serra de Velasco.


Aminga Natural Sweet Rosé, perfeito para tardes de sol na Piscina


1. O Aminga Sweet Rosé é um vinho rosé delicioso, com uma doçura natural, delicado com aromas de cerejas e morangos. Um vinho para aquelas tardes na piscina e noites ao ar livre na primavera e definitivamente um hit do verão.

2. A Malbec, originária do sudoeste da França, é a uva emblemática e mais plantada da Argentina e o Aminga Malbec é aquele vinho de cor rubi intensa, frutas vermelhas envolventes no paladar, redondo e aveludado com muito equilíbrio. Os melhores Malbecs argentinos estão em vinhedos de altitude, onde conservam sua acidez e seus aromas.

3. O Cabernet Sauvignon, uva originalmente francesa da região de Bordeaux, se deu muito bem na Argentina e produz exemplares fantásticos rivalizando com a Malbec. Aminga Cabernet Sauvignon é um vinho de coloração intensa, apresenta frutas pretas como cassis e groselha, muito equilibrado no paladar e um excelente vinho para o dia-a-dia.

4. Estes vinhos são excelentes pares com os cortes argentinos como o bife de chorizo. Para o lomo ou o beef de chorizo grelhado caberiam muito bem os tintos de Malbec, Bonarda e Cabernet Sauvignon. O Chardonnay vai muito bem com o tradicional purê de calabaza (purê de abóbora).

 

O produtor dos vinhos argentinos Aminga

5. Os vinhos Aminga vem da região de La Rioja, onde a altitude chega a 1450 metros acima do nível do mar nos pés da Serra de Velasco (desdobramento da Cordilheira dos Andes) em uma combinação de férteis oásis e terras áridas (precipitação 130mm/ano). São 200 hectares plantados no Departamento Castro Barros. Imagine um vinhedo plantado em meio as montanhas, uma paisagem de encher os olhos!

6. A vinícola San Huberto possui três importantes centros de produção, um no Valle de Aminga, La Rioja, um em Vistalba, Lujan de Cuyo (província de Mendoza) e o terceiro na China desde 2003. Sua área total de vinhedos é de 520 hectares e tem capacidade de produção de 10.000.000 de litros. O edifício da vinícola em La Rioja conserva seu estilo de época e é equipada com moderna tecnologia, tanques de aço inox e barricas de carvalho.

7. A vinícola na China está localizada em Huailai, a 100 km de Pequim. A família Spadone, já olhando para o futuro se prepara para atender este mercado promissor. A China já é o 5º maior consumidor de vinhos no mundo e tem a 2º maior área de vinhedos do mundo.


A variedade de uvas dos vinhos Aminga


8. As variedades de uvas que se destacam entre os vinhos Aminga são a Malbec, Bonarda, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Estas uvas se beneficiam do terroir do Valle de Aminga, onde a combinação de grande exposição solar, solo arenoso, clima seco, noites temperadas e altitude determinam a alta qualidade das uvas e por consequência do vinho final.

9. A Chardonnay, uva nobre de origem francesa e muito versátil, está em um dos vinhos brancos da vinícola, mostra aromas frutados, abacaxi, maçã, gardênia e um paladar delicado com um toque de amêndoas e muito frescor. Fácil de beber.

10. A uva Bonarda, conhecida como Corbeau de Savoie na França, e Charbono na Califórnia, se dá muito bem em La Rioja. A Bonarda é a segunda uva mais plantada na Argentina e entrega um vinho delicioso com aromas de ameixas e mirtilos com um toque defumado, completo com um bom corpo e estrutura de taninos suaves e equilibrados.

Caso você queira saber sobre vinhos chilenos, escrevemos um post sobre a vinícola Las Veletas e seus vinhedos que estão situados na região Alquihue, Vale do Maule .


5 Vinhos Argentinos que Vale a Pena Conhecer


1.
Aminga Estate Bonarda
“Vermelho muito escuro, quase negro, com tons de granada. Essa uva italiana tradicional oferece aromas de ameixas pretas e mirtilos, com uma pitada de sabor defumado. Na boca, seus sabores permanecem fiéis aos seus aromas. Com grande presença de frutas, é muito fresco e fácil de beber, sem complexidades. Tem um bom corpo e estrutura, com taninos suaves e equilibrados.” Veja mais

 

2. Aminga Estate Cabernet Sauvignon
“Cor avermelhada escura, com bordas roxas e centro arroxeado. O nariz apresenta aromas distintos de cassis e groselha preta, com notas de ameixas vermelhas e erva-doce branca. Com grande presença de frutas, é muito fresco e fácil de beber, sem complexidades. Tem um bom corpo e estrutura, com taninos suaves e equilibrados.” Veja mais

3. Aminga Estate Chardonnay 2019
“Cor amarela esverdeada, com aromas cítricos, flores e gardênia, abacaxi e maçã. No paladar é delicadamente sedoso, com um toque de amêndoas. É muito fresco e fácil de beber, sem complexidades.”  Veja mais

4. Aminga Estate Sweet Rosé 2019
“Rosé brilhante. Aromas de cerejas vermelhas e morangos. É refrescante e delicadamente doce. Possui uma estrutura e acidez agradá-veis e equilibradas. Ideal para reuniões ao ar livre e noites de verão.” Veja mais

 

5. Aminga Estate Reserva Malbec 2018
“Vinho tinto de cor vermelho rubi profundo, com tons violeta-escuros. No nariz tem aromas de frutos negros com notas de café e baunilha. O vinho é bem equilibrado e bastante picante, com uma boa estrutura. Apresenta alguma complexidade, com taninos doces e um final duradouro.”  Veja mais

Garrfa do vinho argentino Aminga Estate Reserva Malbec


Compre os vinhos argentinos Aminga na loja Rootstock

Preparamos uma seleção de vinhos Aminga para você abastecer sua adega.

Artigo escrito pela Sommelier Rootstock Juliana Tudgay

Você já provou algum vinho Aminga? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

Share this post

Comments (2)

  • Juliana Bossini Tudgay
    Juliana Bossini Tudgay

    Oi André, o nome é homônimo da província espanhola, mas os vinhos realmente são diferentes. Os vinhos tintos da La Rioja Argentina são predominantemente de Malbec e Bonarda, já na Rioja espanhola a uva que predomina é a Tempranillo.

    2 de setembro de 2020 at 00:36
  • Por quanto tempo posso armazenar um vinho?

    […] ➤ 5 Vinhos Argentinos que Vale a Pena Conhecer […]

    21 de janeiro de 2021 at 16:52

Comments are closed.


Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Marco.
Como posso te ajudar?