Dia dos namorados: presenteie com a bebida do amor
Dia dos namorados: presenteie com a bebida do amor
No dia dos namorados presenteie com a bebida do amor
Na semana do Dia dos Namorados, por que não pensar nos efeitos do vinho para a vida amorosa? Confira curiosidades ligadas ao vinho e ao romantismo e dica de rótulos especiais para o Dia dos Namorados!
#Romantismo
Assim como o mundo do vinho tem milhares de castas e rótulos, também tem inúmeras curiosidades! Além de muitos dados históricos e culturais, o vinho também se relaciona ao romantismo e pode influenciar nossos desejos. Há quem se refira a ele como uma bebida romântica e, para muitos, até afrodisíaca. Desde a mitologia greco-romana existe uma relação entre vinho e sexualidade e hoje trago pra vocês informações sobre a influência do vinho na libido.
Um estudo realizado pela Universidade de Florença, na Itália, sobre vinhos tintos, comprovou que a ingestão de até duas taças por dia aumenta o desejo sexual das mulheres. Já o Instituto Nacional de Saúde Pública de Helsinque, na Finlândia, descobriu que o vinho aumenta a concentração de hormônios na corrente sanguínea. A testosterona, grande influenciadora do desejo sexual e presente no organismo de homens e mulheres, é o principal deles e, portanto, um dos efeitos do vinho é o aumento do fluxo sanguíneo.
E o que é libido?
Em resumo, é um desejo, ou uma sensação, relacionado ao interesse sexual. No dicionário encontramos também que, segundo as teorias Freudianas, a libido se refere à energia vital que está na base das modificações da pulsão sexual. Segundo as teorias de C.G. Jung, se relaciona à força ou energia psíquica. Todas essas informações são confirmadas pela médica Dra Adriana Lopes, ginecologista e obstetra, com atenção especial a saúde íntima feminina, que dividiu conosco algumas informações. Segundo a Dra Adriana, a libido é uma sensação que te proporciona um tipo de energia relacionada ao desejo sexual. As questões hormonais também estão envolvidas, mas também temos a questão da afetividade, do sentimento, do dia a dia de cada um, principalmente das mulheres: “temos vários fatores que diminuem a produção feminina de testosterona (que influencia o desejo) como é o caso do anticoncepcional, da gravidez, das questões psicológicas, das profissionais e financeira, das familiares, entre outros, que fazem com que a gente acabe esquecendo de pensar em nossos sentimentos e nossas vontades, e não podemos deixar isso acontecer”, salienta Dra. Adriana.
Perguntei à Dra. Adriana sobre a forma como o vinho influencia a libido levando em conta o seu consumo equilibrado: “O vinho libera nossos sentidos. Por meio dos seus aromas provoca nosso olfato, mas também o paladar, o tato. O vinho é um veludo que te aquece, estimula as sensações proporcionando um calor aconchegante”, destacou. Ela também lembrou a importância da moderação no consumo, pois após a ingestão de certa quantidade de álcool o corpo acaba produzindo uma letargia e, assim, o encanto se perde.
Espumante
O espumante é considerado uma das bebidas mais românticas e um símbolo da celebração de luxo. É sempre escolhido para acompanhar comemorações ou encontros a dois e, devido ao grande número de perlage (borbulhas), o champanhe atinge a corrente sanguínea mais rapidamente do que outros tipos de bebidas, permitindo que você possa relaxar rapidamente. Ele proporciona, assim, uma sensação de bem-estar e espontaneidade, gerando uma descontração, conforme comentou Dra Adriana em nossa conversa, que mencionou até o formato da taça, a sua beleza e elegância.
Abaixo selecionamos alguns rótulos especiais para presentear no Dia dos Namorados:
.
1. Saint Amour Beaujolais Domaine des Terres Dorées – Jean Paul Brun 2018, França
O Saint Amour de Jean Paul Brun, é elaborado com a uva Gamay, um vinho que imediatamente encanta devido aos seus delicados e elegantes aromas. A boca se mostra com um conjunto frutado mais marcante e maduro, bem equilibrado pelos taninos muito bem trabalhados e macios. Apresenta um belo e agradável final fresco. Um vinho que vai certamente encantar não apenas os amantes do Beaujolais, mas também quem está procurando um vinho propício para um momento romântico.
2. Hampton Water Rosé 2020, AOC Languedoc, França
“Wooo ho – Livin´ on a Prayer!”
Jon Bon Jovi lança poesia engarrafada com renomado enólogo Gerard Bertrand. O Hamptom possui uma cor encantadora e sedutora, é elaborado com as uvas Grenache (15%), Cinsault (15%), Mourvedre (15%) e Syrah (10%). Tem uma breve passagem por barricas de carvalho francês o que lhe dá mais corpo e muito mais intensidade e complexidade. Top 5 Best Roses In The World eleito pelo Wine Spectator.
3. Kit para Presente com Taça de Cristal Don Guerino
Caixa Personalizada + 2 Taças de Cristal Espumante Oficiais da Don Guerino, com Design Italiano + Lumen Brut ou Lumen Rosé.
.
QUERO LUMEN
.
4. Maturana Patel, Chile
É um vinho fresco, suculento, frutado e com uma acidez vibrante que te faz salivar. Tem uma certa nota rústica conferida pelo País, enquanto o Black Muscat lhe confere acidez, o Semillon a redondeza e complexidade e o Riesling é o responsável pela sua extravagância. No nariz, é muito perfumado, com notas de groselha, ginja e framboesa prevalecendo sobre um fundo floral intenso.
.
QUERO PATEL
.
Outros materiais recomendados para você:
.
➤ Vinho em Lata: vinhos e espumantes em lata são tendência para o verão
➤ Vinícola Marchesi Antinori: 10 coisas sobre o templo do vinho na Toscana