fbpx

Domaine Weinbach, uma das estrelas da Alsácia

Domaine Weinbach, uma das estrelas da Alsácia

Domaine Weinbach, com sede em Kientzheim, é uma das estrelas da Alsácia.

O que é hoje o Domaine Weinbach foi estabelecido pela primeira vez como Mosteiro dos Capuchinhos em 1612. Permaneceu assim até a Revolução Francesa, quando passou a ser propriedade do Estado. O avô de Catherine Faller e seu irmão compraram o Domaine em 1898, e o pai dela, Théo, o desenvolveu até a extensão atual de 30 hectares de vinhedos, a partir dos 5 hectares originais do Clos des Capuchins.

Théo morreu em 1979 e, desde então, as coisas estão nas mãos de sua esposa Colette e de suas filhas Catherine e Laurence. Até 2010 Laurence era a enóloga, mas ela saiu em fevereiro de 2010 para se mudar para a Alemanha com o marido e dois filhos pequenos.

O filho de Catherine, Théo Leiber-Faller, cuida dos vinhedos, enquanto o cellar master é Ghislain Berthiot.

Weinbach começou a cultivar biodinamicamente em 1998 e foi certificado em 2010 (pela Demeter/Ecocert). Os vinhos são elaborados em cubas antigas de carvalho com leveduras autóctones e controle de temperatura. Alguns dos vinhos mais baratos, no entanto, são feitos em aço inoxidável.

A família e amigos Weinbach
A família Weinbach e amigos.

O Vinhedo Schlossberg Grand Cru

Schlossberg é um vinhedo Grand Cru localizado nas encostas acima de Kaysersberg e Kientzheim, na Alsácia, no nordeste da França. Com 80 hectares (197 acres), é o maior dos 51 sites de Grand Cru da região e o mais antigo, pois foi o primeiro vinhedo da Alsácia a receber o status de Grand Cru quando a classificação começou em 1975.

Schlossberg está entre os nomes de vinhedos mais conhecidos da Alsácia. Ele adquiriu o título do castelo (schloss em alemão) em sua borda oeste, o qual montou guarda sobre Kayserberg e o Vale Weisbach por 800 anos. Os vinhedos são muito mais antigos que o castelo, visto que os colonizadores romanos cultivavam as vinhas aqui há mais de 1.500 anos.

Este local faz parte de um quarteto de Grand Crus localizado na encosta norte do Vale Weisbach (Furstentum, Mambourg e Marckrain são os outros três). Eles são significativos devido ao grau em que suas encostas voltadas para o sul se estendem até as planícies ao norte de Colmar. A maioria dos sites de Grand Cru da Alsácia estão próximos às encostas mais baixas dos Vosges, longe dos solos férteis das planícies. Como resultado, eles são geralmente restritos às encostas ocasionais voltadas para sudeste ou às encostas voltadas para o sul em promontórios em forma de dedo. A encosta contínua voltada para o sul, que vai de oeste a leste por cinco quilômetros, de Kayserberg a Bennwihr, é, portanto, uma exceção. Schlossberg está localizado na borda oeste.

As encostas aqui aumentam abruptamente de 245 a 425 metros, deixando-as entre as mais íngremes e altas da região, superadas apenas pela dramática encosta de Rangen. Apresentam aspecto sul e sudeste, com as vinhas expostas aos raios solares maturadores ao longo da manhã e à tarde. Schlossberg é dividido entre duas seções não contíguas, separadas por uma fenda na encosta, mas compartilhando o mesmo tipo de solo e aspecto. A seção norte, menor, tem um décimo do tamanho da encosta principal diretamente acima da cidade de Kayserberg.


Os vinhos da Domaine Weinbach disponíveis pela Rootstock Vinhos

  • Domaine Weinbach Sylvaner 2017

O Sylvaner do Domaine Weinbach, ao contrário da grande maioria dos Sylvaners da região da Alsácia, vem de vinhas velhas localizadas no vinhedo Clos des Capucins, monopólio da família. Este vinho seduz com seus aromas de erva recém-colhida e pedra de alume e é fresco, bem estruturado, encorpado e perfeitamente equilibrado graças a um carácter suculento e boa acidez. Harmonia muito agradável e final puro acompanhado por uma fresca mineralidade.

  • Domaine Weinbach Pinot Blanc 2019

Fino, fresco e texturizado com maçã e pêra e uma cremosidade suave. Vivo e preciso com um final seco e algumas notas minerais. Encorpado e estruturado, mas com uma acidez crocante.

O nariz fresco e cítrico tem foco e grande concentração. Muito fresco e cítrico com boa acidez, preciso, com notas de maçãs e ervas. Muito seco apesar das 6 g/litro de açúcar residual.

  • Domaine Weinbach Riesling Cuvée Ste Catherine 2018

De vinhas velhas na parte inferior da encosta na vinha Schlossberg, que é mais arenosa e não está incluída no Grand Cru. Lindamente expressivo e bastante poderoso, com notas de limão, frutas cítricas e um pouco de especiarias, sem esquecer da riqueza do mel. Vivo, poderoso e intenso com um final longo. Seco com apenas um toque de doçura.

  • Domaine Weinbach Gewurztraminer Cuvée Laurence 2009

Do fundo de Altenbourg. Tem ótima textura, poderoso e rico. Viscoso e meio seco com aromas de uva e melão. Rico, quente, macio e intenso com grande profundidade de sabor.

Paladar elegante e encantador, é puro, fresco e com ótima textura. Sutis aromas de frutos de caroço, pêssego branco e pêra. Muito harmonioso. Este vinhedo é em solo granítico, rico em minerais, e produz Riesling florais.

 

Outros materiais recomendados para você:

➤ Vinho em Lata: vinhos e espumantes em lata são tendência para o verão

Vinícola Marchesi Antinori: 10 coisas sobre o templo do vinho na Toscana

Por quanto tempo posso armazenar um vinho?

Agora que já conhece uma das estrelas da Alsácia, Acesse nossa loja e garanta seu vinho!

Além dos vinhos disponíveis em nossa loja online, temos outros vinhos em nosso estoque, caso tenha dúvidas, fale com nossos sommeliers pelo WhatsApp.

Share this post

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Marco.
Como posso te ajudar?