fbpx
Daniel Etienne Defaix - Chablis Premier Cru

Daniel Etienne Defaix – Chablis Premier Cru


A Rootstock Vinhos possui uma seleção com os melhores rótulos do mundo e conta com várias vinícolas parceiras em território nacional e internacional. Nesse post iremos falar sobre Daniel Etienne Defaix e a apelação Chablis.

Daniel-Etienne Defaix possui uma das propriedades mais antigas de Chablis. Durante quatro séculos, a família Defaix passa de pai para filho a arte da enologia. A propriedade da família está alojada nos terroirs mais antigos de Chablis, onde monges de Pontigny fizeram uma seleção há mil anos atrás para criar a Apelação de Chablis. O domínio tem 28 hectares, plantados com Chardonnay em um solo típico chamado “kimmeridgien” (argilo-calcario do Jurassico Superior com muitas conchas fossilizadas em seu interior).

Daniel-Etienne Defaix é descendente de uma família tradicional de produtores de Chablis, na Borgonha. Os seus ancestrais cultivavam vinhedos desde o século 16. O terroir foi selecionado ainda no século XII, pelos monges cisterciens de Pontigny, no total, são 28 hectares que Defaix e seu filho cuidam com todos os esforços, para que a tradição familiar seja mantida. A reputação deste produtor é intimamente ligada a atitude de produzir com maestria grandes vinhos de guarda,  comercializando apenas quando ele estiver convicto que seus vinhos estejam prontos para beber. Por conta disso, não é por acaso, que seus vinho

s estão há vinte anos nas melhores cartas de restaurante do mundo inteiro.

A Rootstock Vinhos tem muito prazer em trabalhar com os 3 Premier Crus deste produtor e esta semana chegou a nova safra – 2006 – dos três vinhedos específicos. 2006 é a safra atual! Eles lançam seus Premier Crus quando eles estão prontos e não antes. Beber um Chablis com 15 anos de idade é entender a riqueza natural que o terroir pode monstrar. E estes vinhos tem muitos anos pela frente. Todos os vinhos são “naturais” ou seja com intervenção mínima. Leveduras indígenas, sem filtragem ou afinamento, vinhedos orgânicos. Batonagem por 18 meses em tanque. Eles não passam por barrica.


Os Vinhos Daniel Etienne Defaix – Chablis Premier Cru


Daniel-Etienne Defaix Chablis Premier Cru Le Lys 2006

Les Lys é um climat Premier Cru dentro do grande vinhedo Premier Cru de Vaillons. Embora claramente contíguo com o último, Les Lys tem um aspecto único, fazendo fronteira com Sechet, mas voltado para o nordeste sobre a cidade de Chablis em direção aos vinhedos Chablis Grand Cru (o resto dos climats Vaillons geralmente ficam voltados para sudeste). Esse é o vinho mais fresco e tenso e tem capacidade e envelhecer por mais 7-10 anos. 

 

Daniel-Etienne Defaix Chablis Premier Cru Côte de Lechet 2006

As videiras do Premier Cru Lechet, têm uma perfeita orientação Sudeste. Seu solo é argiloso-calcário, tipo Kimméridgien, onde encontram-se milhares de conchas de ostras fossilizadas, o que traz ao vinho sua típica mineralidade. A idade média das videiras é 40 anos. Rendimentos limitados. O Lechet é o mais ´Chablis´ do três.  Perfume de concha de ostra direito dos solos e com um foco no paladar, perfeito para harmonizar com frutos do mar.

 

Daniel-Etienne Defaix Chablis Premier Cru Vaillons 2006

Fiel ao seu terroir de origem, o Chablis Vaillon 2006 é o mais encorpado dos três Premier Crus de Daniel-Etienne Defaix. Ele possui uma bela estrutura mineral, com notas amanteigadas, especiarias e brioche. No paladar, ele é muito equilibrado, redondo e generoso, sua mineralidade traz um belo frescor aliado a um boa fruta. O vinho oferece um  final longevo, uma impressão de plenitude e um momento único. O frutado e o picante do terroir vêm, mas devagar! Redondo e poderoso na boca como um brioche amanteigado, com detalhes de ameixa Mirabelle e geléia de maçã.


.
Outros materiais recomendados para você:

Por quanto tempo posso armazenar um vinho?

Domaine Weinbach, uma das estrelas da Alsácia

Restaurantes em Curitiba: 5 restaurantes novos pra você conhecer



Agora que já conhece mais sobre os vinhos Daniel-Etiene Defaix, Acesse nossa loja e garanta seu vinho!


Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Hey! Aqui é o Marco.
Como posso te ajudar?